Um sorriso bonito e bem cuidado abre portas no mercado de trabalho

Segundo pesquisas da empresa norte americana Kelton Global, em uma entrevista de emprego, pessoas sorridentes tem 58% a mais de chances de serem contratadas. Ou seja: em caso de empate técnico nas qualificações dos candidatos, o que sorri mais ganha a vaga. Mas tem que ser um sorriso natural e espontâneo, e com dentes saudáveis.

Mas, afinal, o que está por trás dessa estatística?

O que está em questão são os diversos atributos “escondidos” nas entrelinhas de uma pessoa sorridente, que vão além da beleza desse sorriso.

O primeiro ponto – e mais importante! – é que, para sorrir, é necessário ter, primeiramente, autoconfiança, ou seja, sentir-se seguro em expressar o seu sorriso. E isso só acontece quando a pessoa está com os dentes em dia: limpos, saudáveis, brancos e alinhados. E a leitura disso é que, se a pessoa demonstra bons hábitos de higiene pessoal, é responsável e caprichosa para os cuidados consigo própria, deverá sê-lo também com o seu trabalho.

Por esse motivo podemos dizer que um sorriso bonito e saudável é um dos pontos avaliados pelos recrutadores. Ao apresentar um sorriso amarelo, manchado, dentes cáries, dentes tortos ou outros problemas, o candidato passa uma imagem de desleixo, de quem não se preocupa com sua aparência. Isso pode sugerir que ele seja assim com o trabalho também.

Em seguida vem a questão do temperamento, da atitude de sorrir: pessoas mais sorridentes são, comprovadamente, pessoas mais alegres e positivas, mais entusiasmadas e motivadas, e isso pode ser muito benéfico para uma empresa. O sorriso desta pessoa numa entrevista de emprego permite que o recrutador imagine essa pessoa em sua rotina na empresa, contagiando positivamente o ambiente de trabalho.

Outro importante ponto analisado, diz respeito também à autoconfiança. Uma pessoa que possui os dentes bem cuidados é mais confiante, não tendo vergonha do seu sorriso ou medo de falar e se expor, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento profissional, principalmente em atividades onde o relacionamento com o público é intenso e decisivo.

Existem diversas outras coisas que estão por trás de um sorriso bonito e espontâneo, e que são avaliadas, mesmo que inconscientemente, pelos recrutadores no ato de uma entrevista de emprego.

Hoje em dia, a tecnologia e pesquisas oferecem recursos para tratamentos nos mais diversos âmbitos da saúde e beleza. Dessa forma, haverá cada dia menos espaço para pessoas que não demonstram cuidados para consigo próprias, o que é, antes do quesito vaidade ou qualquer outra coisa, uma questão de responsabilidade.

E assim é com o sorriso, que se espontâneo e bem cuidado, pode ser a porta para a inserção no mercado de trabalho, e fundamental para alcançar o sucesso profissional.

E você? Como anda o seu sorriso? Será que não está deixando de sorrir, com vergonha de expor seus dentes? E será que já não perdeu alguma oportunidade profissional por causa disso? Se a sua resposta para estas duas últimas perguntas é sim, está na hora de mudar esta realidade. E a Clínica Rubens França tem todo o conhecimento e tecnologia para ajudá-lo. Não deixe para depois! Entre em contato conosco e marque a sua avaliação: 3223.5387 / 99933.5387.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *