O sorriso bonito e a função mastigatória na melhor idade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os dentes podem durar toda a vida e a chegada da idade avançada de uma pessoa não ocasiona, necessariamente, a perda das peças dentais. Entretanto, o que vemos é uma grande quantidade de idosos buscando os mais variados tratamentos para, literalmente, salvar o seu sorriso e a sua capacidade mastigatória.

Isso ocorre porque as mudanças comuns no corpo de uma pessoa com o passar dos anos também refletem na boca, tornando fundamental redobrar os cuidados com a higiene bucal e mudar alguns hábitos nessa fase da vida.

Na melhor idade é muito comum as pessoas sofrerem com a perda óssea ao redor dos dentes, e estes virem a amolecer na boca. Um tratamento preventivo ajudará a protegê-los, além de diminuir o risco de problemas periodontais (união do dente com o tecido ósseo).

A população brasileira está envelhecendo e a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais, tornando fundamental a preocupação com o sorriso perfeito e com a função mastigatória na melhor idade. As pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de idosos irá triplicar em 40 anos e passará dos 19,6 milhões (10% da população brasileira).

Como consequência disso, o crescimento da demanda por tratamentos de odontologia funcional e estética entre pacientes nesta faixa etária já é notado pelos especialistas. Nesta idade, é muito comum já ocorrer a ausência de peças dentais, o que repercute em diversos pontos da vida de uma pessoa, desde dificultar a mastigação de alimentos causando lentidão no processo digestivo, flacidez nos músculos faciais e até problemas psicológicos, como a perda da autoestima e a dificuldade no convívio social.

Mas, graças à tecnologia e pesquisas, o tratamento odontológico para a melhor idade vai, hoje, muito além de pontes removíveis e próteses totais (as famosas dentaduras). O desenvolvimento de novas técnicas trouxe novidades como os implantes, porcelanas e acrílicos diferenciados, com os quais nós, cirurgiões-dentistas, podemos oferecer um tratamento que alia a saúde oral com a melhoria da qualidade de vida.

Nos casos de perdas de dentes a colocação de implantes osseointegrados – procedimento bastante seguro realizado através da colocação de pinos de titânio como raízes artificiais adaptados a próteses – resultam em um sorriso perfeito. No entanto, na terceira idade é sempre indicado uma avaliação médica antes do procedimento odontológico.

O resultado pode ser visto na recuperação da função mastigatória e, consequentemente, na nutrição do paciente. Além disso, na estética facial, com o rejuvenescimento da aparência, na autoconfiança para sorrir e na convivência social, eliminando de vez o medo de participar de festas e eventos sociais.

Para a realização de um tratamento adequado é fundamental uma avaliação inicial, onde é conhecido o quadro clínico de cada paciente, o que inclui possíveis doenças sistêmicas, resultantes do envelhecimento do organismo, alterações bucais, tais como dificuldades de higiene adequada, deficiência motora e a perda dos dentes naturais. Também, é necessário obter informações sobre hábitos como fumar, ranger os dentes e não fazer corretamente a higienização, pois estes podem já ter acarretado em doenças periodontais e perda óssea.

A terceira idade requer um processo de avaliação minucioso. A idade, isoladamente, não caracteriza nenhum impeditivo, entretanto, o que deve ser observado é o histórico de saúde bucal do paciente.

Importante salientar que, sendo a opção por implantes ou por algum tipo de prótese bucal fixa ou removível, como dentaduras e prótese parcial removível, a indicação é que haja a constante manutenção, com visitas ao dentista a cada 6 meses para avaliação da mucosa (gengiva, céu da boca e bochecha), prevenção de câncer bucal e limpeza das próteses.

Estes exames devem estar na agenda do paciente assim como os preventivos de próstata e mama, pois a prevenção é muito importante para evitar doenças, mesmo para quem não possui mais os dentes naturais.

Se você está tendo o privilégio de desfrutar da melhor idade, dê uma atenção especial à sua saúde bucal. Procure os especialistas da Clínica Rubens França e viva sorrindo, porque você merece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *