Bichectomia: seu rosto mais fino e delineado

A Bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico onde é retirada a “Bola de Bichat”, um tecido gorduroso localizado entre a maçã do rosto e a mandíbula. Esse procedimento resulta numa diminuição das bochechas e, consequentemente, num rosto mais fino e alongado.

A Bichectomia é indicada para pessoas que apresentam bochechas muito grandes, rosto muito arredondado e com volume pouco definido, e que, é claro, se incomodam com essas características. Outros casos em que o procedimento é indicado tratam-se de quando não há definição na mandíbula; quando se apresenta um pouco de gordura na papada e no pescoço, não podendo ser visualizado o ângulo da mandíbula.

Esse procedimento tem sido muito procurado porque, mesmo com o emagrecimento do corpo, as bolas de Bichat continuam intactas em seu lugar, pois, apesar de serem um tecido adiposo, não servem como fonte de energia corporal.

Além da finalidade de afinamento do rosto, a Bichectomia é indicada para aquelas pessoas que, por terem a bochecha muito volumosa, acabam mordendo a região, ocasionando traumas em sua mucosa.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Bichectomia não é um assunto recente. Segundo artigo publicado em 1989, os principais trabalhos na área foram iniciados pelo cirurgião plástico mexicano Guerrero Santos, no final da década de 80. Mas o “boom” se deu somente a partir do ano de 2015, e vem se mantendo em alta desde então, tendo já sido realizada por milhares de pessoas, dentre elas, um número muito expressivo de famosos.

A Bichectomia comumente é praticada pelo dentista. É uma cirurgia relativamente simples, com duração entre 30 a 40 minutos, realizada com anestesia local. É feito um corte na área interna da boca, com tamanho entre 1 a 4 centímetros. Pressionando o lado externo da bochecha, a bola de Bichat é retirada com uma pinça através do corte.

Após a remoção, o corte é costurado, com pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados ou, em outros casos, com pontos normais, que devem ser retirados 7 dias após o procedimento. A Bichectomia não deixa nenhuma cicatriz externa.

Normalmente, o procedimento é procurado pelas mulheres, com grande apelo estético. Porém, também pode ser realizado em homens, exatamente da mesma forma, pois ambos os sexos possuem as bolas de Bichat.

O profissional procurado para realizar o procedimento irá avaliar o formato do rosto, dizendo se é necessário ou não fazer a cirurgia. Em casos de rostos mais magros e alongados por natureza, normalmente não é necessário fazê-lo.

Se for definido pela realização da Bichectomia, o dentista irá solicitar algumas informações antes de efetuar o procedimento, como por exemplo, medicamentos que estão sendo administrados pelo paciente no momento. Além disso, serão solicitados alguns exames de sangue para certificar-se de que a saúde do paciente permite a cirurgia.

A recuperação da Bichectomia costuma ser tranquila, sem complicações.

Ao sair do consultório, o dentista irá fazer recomendações simples para evitar que o rosto fique muito inchado, diminuindo o edema, bem como irá passar orientações sobre como deverá ser a alimentação e a higiene bucal no decorrer do período pós-cirúrgico. Também, prescreverá medicamentos para controle da dor.

Em princípio, será solicitado ao paciente que faça repouso nos dois primeiros dias e que não faça grande esforço físico na primeira semana após a realização do procedimento.

O resultado da Bichectomia aparece gradualmente, demorando em torno de três meses para atingir o seu ponto máximo. Todavia, no primeiro mês após o procedimento já é possível observar os primeiros resultados.

A Bichectomia, em regra, não apresenta riscos. O principal cuidado na hora de optar pelo procedimento é a busca de um profissional capacitado, ou seja, um cirurgião dentista que tenha realizado cursos de especialização com carga teórica e clínica sobre o procedimento.

É importante salientar que a decisão por realizar a Bichectomia deve ser muito consciente, sendo que esta é irreversível, pois as bolas de Bichat não renascem e nem se desenvolvem novamente após terem sido removidas.

Se você tem muita vontade de ter um rosto mais fino e delineado, agora já sabe que isto é possível e que está ao seu alcance. Entre em contato com a Clínica Rubens França, especializada em Odontologia e Estética Facial, e marque a sua avaliação. Você pode conquistar o rosto dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *